13

Dez 2021

COMO MEMORIZAR QUALQUER POEMA

O Poder da Linguagem | 10 min.

13/12/2021

Uma técnica eficaz para memorizar textos:

Muitos pais e professores nos perguntam sobre o melhor modo de estimular e desenvolver a memorização de textos.

Não há segredo. São duas as condições: interesse e técnica.

Dispensar a atenção necessária para aquele texto, e usar de uma técnica eficaz, de um modo melhor de exercitar a memorização.

Continuar

mais lidos

Como aplicar o método clássico no ensino da língua - parte 1

Como aplicar o método clássico no ensino da língua - parte 2

...

tags

#homeschooling

#literatura

#educação

...


canal do telegram

20

Set 2021

Como aplicar o método clássico de ensino da língua – Parte 5

O Poder da Linguagem | 10 min.

20/09/2021

Continuando a nossa série destinada a explicar como se aplica o método clássico de ensino da língua, trataremos no presente artigo do quarto e último passo, último e mais importante: o estudo do texto.

 

O que vimos até aqui

Em breve retrospectiva, vimos que a realização de uma aula estruturada segundo o método clássico pede, em primeiro lugar, a escolha de um texto literário de grande qualidade formal cujo conteúdo seja atraente ao aluno. Em seguida, é preciso que o pai ou professor leia com atenção a obra eleita, buscando, por um lado, sanar as dificuldades que o texto possa impor a ele próprio, e, por outro, selecionar os conteúdos a serem abordados com a criança.

Esses dois passos, como dissemos, devem ser percorridos antes da aula. O início das atividades com o aluno se dá com a apresentação do texto, nos termos em que detalhamos no artigo anterior.

 

Método clássico e etapa gramatical do trivium: breve definição

Estamos já com o material em mãos, a sequência da aula na cabeça e a criança predisposta

Continuar

17

Set 2021

Como aplicar o método clássico no ensino da língua - parte 4

O Poder da Linguagem | 10 min.

17/09/2021

Continuando nossa série sobre os 4 passos para ensinar a linguagem pelo método clássico, vamos falar agora sobre a primeira parte da aula propriamente dita: a Apresentação.

 

Despertando o interesse, capturando a atenção

Como veremos no próximo artigo, o centro, o coração, dessa aula é a leitura e os comentários à obra; obra escolhida e preparada conforme vimos nos passos anteriores.

No entanto, é necessário, antes de qualquer coisa, predispor o aluno para esse momento, emocional e intelectualmente. Dito de forma mais clara, é preciso despertar o interesse do estudante, seja pela história que será narrada, seja pelos conhecimentos...

Continuar

10

Set 2021

Como aplicar o método clássico no ensino da língua - parte 3

O Poder da Linguagem | 10 min.

10/09/2021

Dando sequência à nossa série, trataremos agora do segundo passo para a aplicação do método clássico de ensino da língua: a preparação do texto.

Objetivos da preparação

Em posse do texto, matéria prima da aula, caberá estudá-lo, certificando-se de que o compreendeu em seus detalhes — para ser capaz de explicá-lo e de antecipar dúvidas que o aluno...

Continuar

06

Set 2021

Como aplicar o método clássico no ensino da língua - parte 2

O Poder da Linguagem | 10 min.

06/09/2021

Dando prosseguimento ao texto anterior, vamos começar a falar mais propriamente dos 4 passos necessários para ensinar a língua pelo método clássico.

Primeiramente, é preciso dividir esses 4 passos em duas etapas: a pré-aula e a aula...

Continuar

03

Set 2021

ABRIMOS NOVAS TURMAS!

O Poder da Linguagem | 10 min.

03/09/2021

Muitos pais têm nos procurado para expressar o espanto com as aulas escolares de seus filhos agora que tiveram a chance de assisti-las nesse contexto de pandemia e ensino à distância.

E é mesmo de se espantar, tanto pelo processo, quanto pelo resultado. Depois de uma década e meia frequentando diariamente a escola, em jornadas longas e estafantes, os alunos, de escolas públicas e particulares, não são capazes de ler, com boa compreensão, textos....

Continuar