13

Dez 2021

COMO MEMORIZAR QUALQUER POEMA

O Poder da Linguagem | 10 min.

13/12/2021

Uma técnica eficaz para memorizar textos:

 

Muitos pais e professores nos perguntam sobre o melhor modo de estimular e desenvolver a memorização de textos.

Não há segredo. São duas as condições: interesse e técnica.

Dispensar a atenção necessária para aquele texto, e usar de uma técnica eficaz, de um modo melhor de exercitar a memorização.

 

O primeiro ponto, portanto, é estimular o interesse pelo texto a ser memorizado, ou pela atividade de memorização mesma. Então, a depender do seu objetivo com essa atividade, você deverá pensar em abordagens e apresentações que favoreçam, nos seus filhos ou alunos, o surgimento desse interesse, que é o motor natural da atenção.

 

Quanto à técnica, existe uma bem tradicional, simples e eficaz, que pode ser dividida em Quatro Passos.

Exemplificaremos essa técnica com a memorização de versos de um poema, mas ela se aplica perfeitamente a qualquer forma de texto.

 

Bom, vamos aos Quatro Passos:

 

1º Passo:

O PRIMEIRO PASSO É LER O POEMA.

É muito importante que o jovem leia todo o poema ou pelo menos o trecho que deverá ser memorizado. Nessa leitura, a finalidade é conhecer o texto, conhecer o seu sentido geral, o tema; é entender do que o poema está falando. Então, caso o sentido do texto seja mais difícil, vale a pena pesquisar por uma boa análise, um comentário ao poema — seja em livros de crítica literária, seja em sites confiáveis da internet. Não precisa ser nada muito aprofundado, você não precisa, ao menos num primeiro momento, fazer um estudo completo do texto. Como dissemos, o fim desse passo é que o jovem compreenda o sentido geral do poema.

 

2º Passo:

ENTENDIDO O SENTIDO DO TEXTO, O JOVEM DEVE RECITAR O POEMA, EM VOZ ALTA, POR DUAS VEZES.

 Nesse passo, ele começará a se acostumar com a sonoridade, com o ritmo do poema, com a música que se forma pela reunião daquelas palavras, daqueles versos. Veja-se que nesse processo a memorização do poema se assemelha à memorização de melodias musicais. Quando aprendemos uma canção nova, o que primeiro gruda na nossa memória é a melodia. Depois é que vamos decorar a letra.

 

3º Passo:

FEITO ISSO, O JOVEM DEVE RECITAR APENAS O PRIMEIRO VERSO DO POEMA, TAMBÉM EM VOZ ALTA.

 Para quem não sabe, o verso, em regra, é cada linha do poema, linha esta que se forma por um conjunto de palavras organizadas para formar um ritmo. O jovem deve ler o primeiro verso tantas vezes quantas forem necessárias para que consiga declamá-lo sem olhar o texto. Se conseguir depois da primeira leitura, muito bem. Se não, que ele leia duas, três, quatro vezes. Até conseguir. Cada pessoa tem um ritmo.

O que é certo é que a capacidade de memorização vai se ampliando naturalmente com o treino adequado.

 

4º Passo:

DEPOIS DISSO, ELE DEVE LER OS DOIS PRIMEIROS VERSOS: O QUE JÁ ESTÁ MEMORIZADO E O PRÓXIMO, ATÉ QUE SEJA CAPAZ DE RECITAR OS DOIS SEM CONSULTAR O TEXTO.

Daqui por diante é só repetir esse processo com todos os versos do poema que será memorizado, um por um, num processo cumulativo.

 

Como dissemos, o mesmo processo se aplica a qualquer outro tipo de texto. A única diferença é que, em vez de memorizar pelas unidades dos versos, poderão ser escolhidas unidades como as frases ou orações.

Essa é a técnica dos Quatro Passos.

A memória tem de ser exercitada, repetimos.

Se for exercitada por alguns dias, com constância, logo você irá notar um aumento na capacidade de memorização dos seus filhos ou alunos. Em pouco tempo, eles serão capazes de memorizar muito mais e de maneira mais rápida.

Há ainda outras técnicas de memorização de textos mais longos e complexos, mas essas ficam para um artigo futuro.


Deixe o seu comentário

Comentário

Nome

Email (não será publicado)

mais lidos

Como aplicar o método clássico no ensino da língua - parte 1

Como aplicar o método clássico no ensino da língua - parte 2

...

tags

#homeschooling

#literatura

#educação

...


canal do telegram